Venda de imóveis — descubra quanto tempo pode levar o processo
Venda de imóveis: corretor imobiliário dando chaves para mulher

Resumo da Postagem

Venda de imóveis — descubra quanto tempo pode levar o processo

O momento em que se decide vender um imóvel costuma trazer bastante ansiedade para os donos, principalmente quando o objetivo é utilizar o dinheiro do negócio para realizar outro investimento. Diante disso, uma pergunta comum nesse momento é: quanto tempo demora a venda de imóveis?

A verdade é que esse processo conta com diversas etapas e depende das características do próprio imóvel, assim como alguns processos burocráticos. Dessa maneira, ele pode levar um mês, um ano ou até mais.

Se você quer entender o que influencia na duração deste tempo e como é possível agilizar a negociação, continue a leitura!

O que influencia no processo e no tempo de venda de imóveis?

Para começar, vale a pena conhecer os principais fatores que influenciam no tempo de venda de imóveis. Preparamos uma lista para esclarecer quais são eles, veja só!

Localização do imóvel

A localização é um dos fatores mais analisados na hora de comprar um imóvel, o que influencia diretamente no tempo da venda. Assim, dependendo da cidade e do bairro, a busca por imóvel pode ser maior ou menor.

Geralmente, em áreas próximas a centros comerciais, a demanda costuma ser menor que a procura, o que reduz o tempo de venda. Por outro lado, existem locais que não são muito procurados e contam com um volume maior de imóveis disponíveis, o que aumenta o período. Aqui, tudo dependerá das características da região e do perfil dos compradores.

Estrutura e necessidade de reformas

A estrutura do imóvel faz toda a diferença, já que ela tem grande impacto na avaliação dos compradores, além de influenciar no preço de venda. Nesse caso, vale também avaliar questões relacionadas às características da propriedade. Faça as seguintes perguntas: como está o estado de conservação do meu imóvel? E o design, é atualizado?

Quando a propriedade exige muitas intervenções para atender às necessidades de quem irá comprar, esse costuma ser um fator que atrasa a venda. Pois exige investimento e aumenta o tempo até que se torne possível a mudança.

A negociação também é mais longa, já que as contrapropostas são mais frequentes para lidar com os custos necessários de adequação do imóvel, especialmente diante de problemas de conservação.

Valor do imóvel

O preço pode ser um dos fatores mais atrativos na venda de imóveis, por isso é preciso estar atento à avaliação. Ela deve considerar todas as características do imóvel e sua região. Preços muito baixos chamam atenção, mas trazem prejuízos, enquanto valores excessivos afastam potenciais interessados. 

Em caso de dúvidas, é interessante ter suporte profissional para garantir uma avaliação correta, definir a oferta e agilizar a venda.

Processos burocráticos

Por fim, os processos burocráticos envolvidos na venda podem fazer com que os negócios demorem para ser concluídos. Para vender um imóvel é preciso lidar com diversos documentos, processos no Cartório de Registro de Imóveis e, se optar pelo financiamento, com várias etapas junto à instituição financeira.

A dica para agilizar o processo é separar as documentações com antecedência e se informar sobre todo o processo. Isso ajuda prevenir problemas e facilita o procedimento de venda e transferência. 

Como reduzir o tempo necessário para a mudança?

A melhor forma de reduzir o tempo de venda é fazer uma oferta adequada e, se for o caso, preparar o imóvel com pequenos reparos e alterações que ajudem a atrair interessados. Outro ponto são os processos burocráticos: se a ideia for vender para comprar outro, que tal contar com a permuta?

Nesse caso, é realizada a troca de uma propriedade pela outra, que pode ser feita também com torna (uma devolução em dinheiro para completar o valor) quando os imóveis tiverem preços diferentes. A permuta agiliza todo o processo de mudança e simplifica as etapas burocráticas, já que você não precisará vender e depois comprar outra propriedade.

Para facilitar, você pode contar com imobiliárias especializadas nesse tipo de negócio, como a Permudar. Aqui, você recebe todo o suporte para anunciar, negociar e concluir as etapas burocráticas com mais tranquilidade.

Agora que você já conhece as variações no tempo para venda de imóveis e como é possível agilizar a negociação da sua mudança, organize-se para colocar essas dicas em prática e conte com uma boa parceria nessa tarefa.

Se você achou o post interessante e quer conferir outras dicas como essa, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram!

Picture of Fernada Souza

Fernada Souza

Fernanda é formada em letras pela UFRJ e jornalismo, pela PUC.
Atualmente escreve artigos e colunas como freelancer para várias revistas e jornais com grande circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Postagens Relacionadas