Permuta, entenda o que envolve esse processo
Esse procedimento se relaciona para vários mercados, não só no âmbito de imóveis. Pode-se dizer que desde a época do feudalismo essa era a única moeda, a troca. Com isso, tudo que pode ser trocado e encontrará algumas boas oportunidades de negócio.
No caso de imóvel, com essa nova realidade vivenciada desde março de 2020, muitos que antes tinham apto pequeno apenas para dormir e passar pouco tempo dentro dele hoje se vê na necessidade de ter um espaço próprio de um home office, cozinha ampla e uma área privativa de lazer. E o contrário também acontece, com isso, a troca converge para interesses relacionados.
Permuta de imóveis e o contrato
Esteja preparado para negociar e legalizar dentro do mesmo conceito de compra e venda. Afinal, o processo de compra e venda existe, ele só diferencia do processo habitual de mudar de imóvel.
Atualmente muitos precisam primeiro vender seu imóvel para depois procurar um novo, negociar e comprar. Mas na permuta, cumpre exatamente esse processo, no entanto, ao mesmo tempo. Fique atento sempre na documentação dos bens e prazos, como por exemplo data de mudança e posse efetiva do novo imóvel.
Assim que tiver feito sua avaliação do imóvel, dos documentos e ajustado os prazos, é possível fazer o contrato de permuta de imóveis através de escritura pública e lavrado em cartório com todas as especificidades da troca formalizadas.
Havendo uma permuta onde não há torna (diferença de valores entre os imóveis negociados) existem valores envolvidos como taxas, escritura pública e ITBI. Como antes mencionado, é um procedimento de compra e venda de imóvel. Para muitos o imóvel é o bem mais caro ou de tomada de decisão de maior tempo que uma pessoa compra em sua vida. É importante além de visitar e ter a certeza do bom negócio, levantar se o imóvel que tem interesse tem dívidas e se encontra em situação legal para venda.
Ótimo momento para fazer permuta? Sempre foi
A troca de imóvel é tão relevante que a própria Permudar foi criada para esse único propósito. Esse modelo é responsável por mais de 50% dos contratos de imobiliárias. E por que é tão difícil de imobiliárias se especializar nesse modelo? Simples, é mais trabalhoso e o tempo de investimento sem uma inteligência tecnológica fica ainda mais custoso.
Nesse momento atual onde a quarentena obrigou empresas se adaptarem, obrigou também famílias se adequarem à vários tópicos, estudo, trabalho em casa, convívio e econômico. Quanto alguns precisam trocar seu imóvel para um mais barato para se capitalizar. Outros têm possibilidade de trocar para fazer um upgrade pagando uma boa e generosa diferença por esse imóvel desejado.
Diante às pesquisas investidas pela Permudar, resultados abaixo levam a crer que a permuta está em alta. Mas veja por que:
- 20% dos casais estão em crise e já enfrentam a realidade de separação por conta da pandemia;
- 70% desses casais querem se mudar para outro imóvel menor;
- As famílias querem espaços privativos, imóveis em condomínios, principalmente fora de São Paulo estão crescendo essa procura;
- 73% das pessoas não têm mais necessidade de morar perto da empresa que trabalha e ficar pagando caro seu condomínio ou mesmo pelos serviços e produtos vendidos em seu bairro;
- Proprietários que têm 2 ou mais imóveis e querem trocar por 1 imóvel maior (sítio, chácara, casa na praia) em torno de São Paulo, máximo 60 km do centro de São Paulo;
- Casas de veraneios para alguns têm sido sua nova morada; para muitos casais com mais de 65 anos têm sido apenas um grande imóvel, querendo assim trocar por aptos pertos dos filhos.
Fique atento para esse modelo de negociação
Esse modelo de negociação mesmo sendo antigo, dentro do Brasil têm muitos procedimentos burocráticos, principalmente quando entramos no quesito tributação. No caso processo onde há torna (diferença a ser paga para uma das partes), fique atento ao imposto de renda.
Por esse motivo que a Permudar conta com renomados advogados especialistas em imóveis pois contratos de permuta é uma negociação que exige uma redobrada atenção.
Em caso de algum descumprimento do que fora estabelecido entre as partes perante ao contrato de compra e venda, têm sempre multas envolvidas. Nesse aspecto, precisa se ter bom senso e mais uma vez, muita atenção para tudo que envolve para não haver multas abusivas.
Nas trocas de imóveis é muito comum que negociam a famosa “porteira fechada”, ou seja, o antigo morador só retira da casa seus pertences pessoais como roupas e objetos.
Especificar desde o início o que está envolvendo na permuta é o melhor para ter um desfecho de sucesso.
10 vantagens exclusivas da Permudar
- Cadastro do imóvel de GRAÇA;
- 80% de assertividade cruzando trocas de interesses;
- Tecnologia desenvolvida pela própria Permudar com esse único objetivo;
- Apoio jurídico especializado em imóveis;
- Projeto 3D por conta da Permudar;
- Taxa de corretagem abaixo do mercado;
- 15 bancos cadastrados para simulação online e prontos para contratação;
- Avaliação online do m² do imóvel;
- Seguro de 1 ano para o imóvel trocado;
- Mudança de até 100 km do centro de São Paulo por conta da Permudar.
Finalizando essa matéria a gente pretende que amplie o conceito de troca, de permuta que ainda no Brasil muitos concebe como algo negativo. Tomando os devidos cuidados e seguindo essas nossas dicas temos certeza que sua experiência será muito positiva.
A Permudar tem esse único objetivo em seu negócio, em fazer permutas. Mas o modo com o qual fazemos é o que faz toda a diferença. Acolher o seu desejo e respeitando seu imóvel faremos disso uma perfeita combinação.