O trabalho home office ganha cada vez mais espaço no mercado, principalmente em decorrência da pandemia de coronavírus. Após colocar essa modalidade em prática, muitas empresas e profissionais decidiram manter esse modelo, mesmo após a normalização da rotina. A tendência é que o teletrabalho aumente 30%.
Diante disso, é importante saber como montar um ambiente adequado para trabalhar em casa, com o objetivo de manter a produtividade e deixar o espaço mais profissional. Você tem interesse no assunto?
Neste conteúdo, preparamos um guia para definir o espaço ideal ao seu home office. Confira agora mesmo!
Separe um cômodo para o escritório
De início, separe um cômodo para acomodar o seu escritório. No trabalho home office, o ideal é ter um ambiente exclusivo para evitar distrações e facilitar a convivência com os demais moradores, sem a circulação constante de pessoas pelo espaço. Um quarto de hóspedes ou aquele cômodo que vive fechado, pois acomodam a “bagunça” e costumam ser ótimas opções.
Contudo, nem sempre as pessoas contam com um ambiente que possa ser transformado em um escritório. Nesse caso, procure um cômodo que tenha espaço suficiente para acomodar os móveis e materiais de trabalho e, sempre que possível, garantir isolamento e privacidade.
Um ponto de atenção é o silêncio, sendo fundamental que o ambiente seja tranquilo, sem barulhos excessivos, para que seja possível manter mais concentração no trabalho.
Escolha os móveis para o trabalho home office
O próximo passo é a escolha de móveis. Você precisará de uma mesa e cadeira com espaço suficiente para os equipamentos e materiais utilizados, como computador, impressora e itens de escritório.
Em alguns casos, é possível adaptar alguns itens que não estão sendo utilizados, mas vale a pena investir na mobília, se houver orçamento disponível. O trabalho home office já traz alguns desafios, como maiores distrações por estar em casa e a convivência com outros moradores. Assim, a organização de um ambiente mais profissional ajudará a manter a disciplina.
Não se esqueça do conforto no espaço
Outro ponto relacionado à escolha dos móveis é a ergonomia. O trabalho em posições desconfortáveis e sem a postura correta pode causar dores e lesões na coluna, nos braços e no pescoço, além de colaborar com o desenvolvimento de lesões.
Por isso, a mesa e a cadeira devem ter alturas adequada para o trabalho. A lombar precisa se encaixar no encosto da cadeira, os pés devem se apoiar no chão e os braços devem ter apoio. Para não errar, teste: compareça à loja para verificar, na prática, qual é a melhor escolha.
O monitor deve ficar a distância de um braço, com a parte superior na altura dos olhos. Isso trará mais conforto ao trabalho e evita o surgimento de problemas relacionados à postura, que afetam o rendimento no trabalho e, principalmente, a sua saúde.
Decore o ambiente de acordo com o seu perfil
Mesmo que o objetivo seja criar um ambiente profissional para o trabalho home office, a decoração é importante para que você se sinta acolhido, confortável e, até mesmo, inspirado. Aqui, vale investir em diversos detalhes, como:
- escolha de cores e revestimentos, como papel de parede;
- objetos decorativos, como quadros, vasos, tapetes, esculturas, plantas etc.;
- mobília complementar, pufes, poltronas, armários, entre outros;
E conte com alguns organizadores para manter tudo no lugar. Entre agendas, canetas, papéis e outros materiais de escritório, é comum que as coisas saiam do controle e a mesa fique um pouco bagunçada. Então invista em peças que otimizem o espaço e ajudem a deixar as coisas no devido lugar.
Invista em uma boa iluminação
Verifique como é a iluminação no local para não ficar desconfortável durante a leitura ou prejudicar a visão. A luz natural é sempre uma ótima aliada, mas é preciso complementá-la para deixar o ambiente adequado para os diferentes horários do dia e incidência solar.
Uma luz branca, com boa intensidade, costuma ser o ideal para o espaço. Outra possibilidade é investir em luminárias de mesa, que também funcionam como item de decoração. Em todos os casos, tenha atenção aos reflexos no monitor, para que a iluminação não atrapalhe as suas atividades.
Seguindo essas dicas para definir o espaço ideal para o trabalho home office, você conseguirá realizar as suas atividades com mais conforto e tranquilidade. Sem dúvidas, isso trará ótimos resultados, com mais concentração e produtividade no seu dia a dia.
Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre decoração? Então aprenda como escolher e combinar as cores da sua casa!
Procurando imóveis em outo bairro? Veja aqui como encontrar imóveis à venda em Perdizes-SP e apartamentos à venda na Vila Mariana – São Paulo.