Quando mudar de casa? Veja 5 fatores que indicam que chegou a hora
Entender o momento certo de mudar de casa não é uma tarefa fácil, então é preciso saber quais fatores avaliar para acertar na decisão. Veja como fazer isso!

Resumo da Postagem

Quando mudar de casa? Veja 5 fatores que indicam que chegou a hora

De modo geral, a aquisição de um imóvel é encarada como uma grande conquista, sendo uma escolha baseada nas necessidades do comprador. Porém, existem situações que provocam o desejo de mudar de casa.

Essa é uma decisão importante, que exige bastante planejamento para encarar a compra de um novo imóvel, e todos os procedimentos exigidos para a mudança. Por isso, vale a pena conhecer algumas dicas para identificar se realmente é a hora certa de se mudar para evitar arrependimentos.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, confira este conteúdo. Nele, listamos 5 fatores que costumam indicar que chegou a hora de procurar um novo imóvel para morar.

1. Crescimento da família

Existem diversas situações em que a família aumenta — união estável, casamento, filhos, ou a chegada de um parente. O fato é que um novo morador exige mais espaço e, nem sempre, o imóvel é adequado.

Isso acontece, principalmente, porque não basta ter um local para expandir ou encaixar outros móveis. Isso também afeta a privacidade e o conforto de todos. Em geral, crianças de idade semelhante conseguem dividir o mesmo quarto, mas com grandes diferenças de idade ou quando o novo morador é um adulto, isso costuma ser um problema.

2. Necessidades do trabalho

Um dos principais pontos considerados na compra de um imóvel é a localização, já que ela afeta a rotina da família e os deslocamentos feitos para ir ao trabalho, ou comparecer em outros compromissos.

Contudo, podem surgir oportunidades profissionais que exijam a mudança de cidade ou dificultem a manutenção de uma boa rotina, morando no mesmo lugar. A necessidade de passar horas no trânsito afeta os horários de lazer, descanso e a convivência familiar, então é comum decidir mudar de casa para um local mais próximo ao trabalho, quando isso acontece.

Ainda, com a mudança nas relações de trabalho, é possível que haja a necessidade de ter um espaço reservado para o home office. Nem sempre os imóveis são pensados com um cômodo ou ambiente propício para o trabalho, o que leva à necessidade de adaptações ou um novo lar.

3. Mudança de moradores

Do mesmo modo que o aumento da família pode demonstrar que chegou a hora de mudar de casa, a saída de moradores também é uma justificativa. A principal causa disso é a mudança dos filhos quando chegam à idade adulta, o que faz com que a casa fique muito espaçosa.

O mesmo pode acontecer diante do término de um relacionamento ou o divórcio. Já que a compra costuma ser baseada nas necessidades da família e nos planos a longo prazo, a ausência de pessoas pode fazer com que surja o desejo de se mudar. Portanto, se a casa parece muito grande, provavelmente é hora de uma mudança.

4. Falta de infraestrutura

Com o passar do tempo, os moradores podem sentir falta de algumas características no imóvel. Se você mora em casa, pode surgir o desejo de se mudar para um apartamento e contar com as facilidades de um condomínio, como área de lazer, espaço para esportes etc.

Por outro lado, quem mora em apartamentos, muitas vezes, quer mudar para uma casa em busca de liberdade e autonomia. Além disso, é possível sentir falta de itens de infraestrutura, como churrasqueira, quintal, piscina, entre outros. Assim, se a reforma não for uma possibilidade,  a solução é procurar um novo lugar para morar.

5. Alteração no padrão de vida

Por fim, a vontade de mudar de casa pode ser resultado de mudanças no padrão de vida e na situação financeira da família. Isso pode acontecer devido ao aumento ou à diminuição da renda, mas nas duas situações é comum fazer ajustes nas rotinas e sentir o desejo ou necessidade de morar em outro lugar.

Para agilizar a mudança, você pode contar com a permuta — você troca o seu imóvel por outro que atenda as suas expectativas, recebendo ou pagando o valor referente à diferença de valor. Isso facilita o planejamento financeiro e agiliza o processo de mudança, já que não será preciso esperar a venda da sua casa para buscar o novo lar.

Na Permudar, você realiza todo o processo de forma simplificada. A imobiliária é especializada na compra e venda de imóveis utilizando a permuta, então oferece o suporte necessário para garantir agilidade e segurança para quem deseja mudar de casa.

Este post foi útil? Se você quer acompanhar outras dicas sobre imóveis, siga as nossas redes sociais no Facebook, Instagram e YouTube!

Picture of Fernada Souza

Fernada Souza

Fernanda é formada em letras pela UFRJ e jornalismo, pela PUC.
Atualmente escreve artigos e colunas como freelancer para várias revistas e jornais com grande circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Postagens Relacionadas