Afinal, o que impede a venda de um imóvel?
O que impede a venda de um imóvel: edifícios de apartamentos em madeira com símbolo de proibição na frente

Resumo da Postagem

Afinal, o que impede a venda de um imóvel?

A venda de um imóvel é um processo que exige atenção para não ter problemas que atrasem a negociação. O tempo médio varia, segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), identificaram que ficam em torno de 1 ano e 4 meses.

No entanto, existem práticas que podem acelerar a venda, como a permuta, e questões que podem atrasá-la. Entender o assunto é importante devido às expectativas que o processo gera nos proprietários.

É exatamente sobre isso que falaremos neste post. Preparamos uma lista explicando o que impede a venda de um imóvel e o que fazer para evitar essas situações. Vamos ver?

Dívidas do proprietário e processos judiciais

As dívidas do proprietário podem impedir a venda do imóvel, principalmente quando elas são relacionadas aos próprios imóveis. Desse modo, as pendências de impostos precisam ser regularizadas para a venda.

Mesmo que seja possível fazer a transferência, o comprador pode desistir da compra ou exigir o abatimento do valor pendente para concluir a negociação. Além disso, quando existem ações judiciais referentes às dívidas, a venda do imóvel pode configurar fraude à execução.

Mesmo os bens de família, que não podem ser penhorados na maioria dos casos, podem ser usados, tendo em vista que essa regra conta com exceções. Ainda, vale lembrar que os outros tipos de imóvel não têm restrições como essa.

Inclusive, esse é o principal motivo de no momento da venda, serem exigidas diversas certidões. Elas incluem débitos tributários, ações judiciais trabalhistas, federais, entre outras.

Ademais, elas podem ser obtidas nos órgãos responsáveis, em caso dos tributos ou nos fóruns, na vara específica para cada tipo de certidão.

Problemas com a documentação

A documentação tem um papel fundamental na venda de um imóvel, tendo em vista que ela é analisada pelas partes e, em caso de financiamento, pela instituição financeira responsável.

Dessa maneira, problemas como desatualização, dados incompletos e outras pendências costumam impedir o negócio. A matrícula do imóvel e certidão de ônus reais, por exemplo, deve estar atualizada.

Sem constar as transferências entre outros proprietários, a venda não pode ser concluída. Erros na descrição ou identificação do imóvel também podem trazer problemas na regularização da venda.

Assim, a dica é pesquisar toda a documentação exigida e garantir que ela esteja correta. Outro problema que pode surgir são as pendências com o inventário ou partilha, quando o imóvel ainda tem pendências na separação patrimonial entre herdeiros, ex-cônjuges ou companheiros.

Nesse caso, mesmo que a negociação consiga ser concluída, surgirão problemas na hora de transferir o imóvel e, ainda, pode levar ao impedimento da venda, caso não haja acordo entre todos os envolvidos.

Caso a sua propriedade esteja passando por esse tipo de processo, consulte o advogado responsável. Ele conseguirá analisar a situação para identificar as medidas que podem ser adotadas para regularizá-la para evitar o impedimento da venda de um imóvel.

Colocar valores fora do padrão do mercado

A definição do preço é um dos principais desafios na hora da venda de um imóvel, já que deve ser adequado ao mercado. Um preço baixo consegue atrair compradores com facilidade, porém, também costuma ser sinônimo de prejuízos ao patrimônio do vendedor.

O mais comum, na verdade, é a precificação acima do preço de mercado, principalmente quando a propriedade foi moradia da família por um certo período.

A ligação emocional com o imóvel pode aumentar os valores determinados pelo proprietário. É preciso considerar localização, tamanho, cômodos, estado de conservação e outras características para ter o ponto de partida na avaliação.

Depois, é preciso fazer um estudo sobre o mercado imobiliário para entender o valor do m² construído, dos terrenos na região e preço de outros imóveis semelhantes.

Para não errar, também vale a pena contar com suporte profissional para entender o valor ideal para a venda do imóvel. Dessa maneira, você evita problemas que podem afastar os compradores ou trazer prejuízos na negociação.

Erros na divulgação da venda

Se você quer vender um imóvel, ele precisa ser encontrado pelas pessoas que desejam comprar, não é verdade? Parece uma questão óbvia, mas muitas pessoas deixam de realizar bons negócios devido à falta de divulgação.

Muitas vezes, se limitam a colocar uma placa em frente à propriedade, com o número de telefone. Aqui, são várias questões que impedem a venda de um imóvel:

  • não há informações sobre as características, o que pode afastar interessados;
  • apenas a fachada não permite saber muito sobre a propriedade;
  • somente quem passar na frente do imóvel atento aos detalhes,é que perceberá a oferta de venda dele.

O mesmo acontece em alguns anúncios da internet, que apenas informam uma descrição simples do imóvel, sem muitas fotos ou maiores detalhes.

Nesse caso, o problema é parecido: sem mais informações, muitos compradores deixam de se aprofundar e passam a buscar outras alternativas. A questão se resume em praticidade e informação certeira.

Portanto, adote boas práticas para criar anúncios atrativos, com descrição completa e fotos de qualidade, que permitam ao comprador entender melhor como é, de fato, o imóvel.

A parceria com imobiliárias também é importante, já que elas costumam ter um site próprio para fazer os anúncios e podem aplicar outras práticas para aumentar o alcance da sua divulgação.

Falta de reparos e conservação do imóvel

Ao decidir pela compra de um imóvel, é comum avaliar todos os detalhes da propriedade para verificar se ela está bem conservada, se é preciso fazer reformas ou outros reparos.

Entretanto, quando existem muitas avarias, exigindo maiores investimentos e tempo para concluir todas as obras, isso pode atrapalhar a venda.

Um dos motivos é a tentativa de reduzir os valores pedidos pelo vendedor, tendo em vista que teria gastos para deixar o imóvel do jeito que ele precisa.

Nesse caso, não se trata apenas dos custos com a obra, podem existir despesas referentes à moradia para o comprador que terá que aguardar mais tempo na hora de se mudar.

Outro motivo é que a própria aparência e o estado de conservação podem fazer com que o comprador perca o interesse. Sem dúvidas, esse é um dos fatores avaliados da decisão de compra, então merece atenção para que não afete os interessados.

Assim, antes de anunciar a venda de um imóvel, vale a pena fazer uma revisão no imóvel para realizar os reparos mais importantes. Uma das principais dicas para impedir a venda de um imóvel, é contar com uma imobiliária especializada.

Na Permudar você consegue suporte para definir o valor, divulgar e negociar o seu imóvel. Com ótimas oportunidades para fazer a permuta e ter ainda mais agilidade na negociação, com toda a segurança e praticidade.

Agora que você já está por dentro do que impede a venda do imóvel, saiba mais sobre as nossas soluções para negociar o seu imóvel? Acesse o nosso site e veja os diferenciais da Permudar!

Picture of Fernada Souza

Fernada Souza

Fernanda é formada em letras pela UFRJ e jornalismo, pela PUC.
Atualmente escreve artigos e colunas como freelancer para várias revistas e jornais com grande circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Postagens Relacionadas