Iluminação para sala de estar: saiba como fazer um bom projeto
Iluminação para sala de estar: ambiente decorado em cores neutras e iluminação direta na parede

Resumo da Postagem

Iluminação para sala de estar: saiba como fazer um bom projeto

Você já percebeu como a iluminação para sala de estar pode afetar a decoração? Ao pensar no projeto da casa, é normal focar na escolha de mobília e de cores, mas as escolhas erradas sobre como iluminar os espaços pode fazer com que o resultado não seja o esperado.

Dessa maneira, é preciso pensar em formas de utilizar a luz natural e a artificial para complementar a decoração, enquanto ajuda a trazer a sensação de conforto e bem-estar para aproveitar o cômodo.

Se você quer apresentar como fazer isso, confira as nossas dicas para criar o melhor projeto de iluminação para a sua sala!

Considere os tipos de iluminação

Para começar, vale entender os tipos de iluminação que podem ser usados. A principal divisão trata da luz natural, que aproveita o sol, e a artificial, por meio de lâmpadas e luminárias. No entanto, o segundo tipo se divide em três categorias importantes. São elas:

  • direta: quando a luz incide diretamente em um espaço, geralmente com luminárias e abajures;
  • indireta: ela foca em um ponto para refletir e atingir outras áreas que serão iluminadas;
  • difusa: é aquela mais comum, geralmente com uma lâmpada que ilumina todo o ambiente, espalhando a luz.

Na sala de estar, é comum utilizar a iluminação difusa e complementar com os outros tipos para dar destaques a pontos específicos, geralmente detalhes da decoração e alternativas para um clima mais aconchegante.

Saiba escolher o melhor tipo de lâmpada

Uma questão importante no projeto de iluminação para sala de estar é escolher o tipo ideal de lâmpada. Elas podem ser incandescentes, fluorescentes ou de LED. Se possível, utilize a última opção em sua sala.

As lâmpadas de LED são mais duráveis e tem um consumo menor de energia, trazendo mais sustentabilidade para o seu lar. Ainda, elas contam com diversas versões para atender as diferentes necessidades de decoração.

Tenha atenção a cor das paredes

Você sabia que as cores das paredes podem ser afetadas pela iluminação? Existem diferentes tipos de tons de lâmpada, que podem ser quentes ou frios. As frias têm aquela luz branca, que não distorce os tons, mas são mais indicadas para quando é preciso de concentração e maior disposição.

Já as luzes quentes são aquelas amareladas, que conseguem trazer a sensação de aconchego e conforto. Nesse caso, dependendo das cores escolhidas, elas ficam diferentes devido à cor da lâmpada, então vale conferir o efeito ao escolher os tons da sua sala.

Ainda, se o ambiente for claro, é mais fácil iluminar todos os espaços para dar a sensação de amplitude. Porém, quando as cores são mais escuras é preciso investir em lâmpadas mais fortes, pois elas absorvem mais luz. Então há mais esforço para deixar tudo bem iluminado. 

Use tipos diferentes de luminárias

Para enriquecer a decoração, você pode apostar em diferentes tipos de luminárias e pontos de luz para criar um projeto diferente e personalizado. Abajures nos cantos são bastante comuns, assim como as luminárias de mesa quando há espaços para leitura.

Os lustres e luminárias podem ser comprados em variados modelos e estilos, garantindo a iluminação difusa. Já as pendentes conseguem destacar pontos específicos, que precisam de mais iluminação em alguns casos. 

As arandelas podem ser fixadas em paredes para destacar quadros ou criar um cantinho mais aconchegante para quem estiver no espaço. Por fim, os spots são muito utilizados embutidos no gesso do teto ou em partes de móveis que podem ser destacadas, como um balcão ou uma cristaleira. 

Destaque elementos da decoração

Aproveite o projeto de iluminação para dar mais destaque aos elementos decorativos e para integrar ambientes. Fotografias, quadros, espaços de leitura ou uma mesa podem receber destaque com pontos de luz. Ainda, os diferentes tipos de luminárias podem trazer mais sofisticação para a sua sala.

Caso tenha dúvidas, também é possível procurar profissionais para elaborar um projeto mais completo e integrado, que pode utilizar a decoração que você já possui ou criar outros elementos. 

Seguindo essas dicas de iluminação para sala de estar é possível criar ambientes incríveis, mais confortáveis e aconchegantes para a sua família. Para isso, vale pesquisar inspirações e conferir as diferentes opções de luminárias e lâmpadas para não ter dúvidas sobre as suas escolhas.

Quer mais dicas de decoração? Aprenda sobre a cabeceira pintada, uma tendência que pode inovar na decoração do seu quarto!

Picture of Fernada Souza

Fernada Souza

Fernanda é formada em letras pela UFRJ e jornalismo, pela PUC.
Atualmente escreve artigos e colunas como freelancer para várias revistas e jornais com grande circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Postagens Relacionadas