Passo a passo de como fazer um jardim vertical em casa
Mulher sorridente trabalhando em jardim vertical

Resumo da Postagem

Passo a passo de como fazer um jardim vertical em casa

Aprender a fazer um jardim vertical em casa é uma alternativa para conseguir criar uma decoração com suas plantas favoritas em qualquer lugar — mesmo que você não tenha um quintal. Nesse caso, ele é montado utilizando suportes nas paredes e vasos suspensos para aproveitamento de espaços diferentes.

A prática também pode ser usada para manter uma horta, com diversos temperos para ter ingredientes mais frescos na sua cozinha. Quer criar um espaço assim na sua casa? Continue lendo e aprenda como fazer um jardim vertical!

Como fazer um jardim vertical em casa?

Montar um jardim vertical em casa é mais fácil do que parece, mas ainda exige cuidados para criar o melhor ambiente possível. Veja só:

Escolha o local ideal

Para começar, escolha onde será feito o jardim: sala ou varandas são locais comuns. É importante que ele tenha iluminação natural, para favorecer as plantas, e a parede possa ser impermeabilizada. A partir disso é que você poderá tomar outras decisões, como design e outros elementos do jardim.

Conheça os tipos de plantas mais indicados

As plantas devem ser escolhidas com atenção para que elas tenham um bom crescimento e mantenham folhagens bonitas no jardim vertical. Veja algumas sugestões que conseguem se adaptar bem aos espaços com menor incidência solar:

  • antúrio;
  • peperômia;
  • renda-portuguesa;
  • samambaia;
  • véu-de-noiva;

Contudo, se a área contar com maior exposição solar, existem outras plantas que podem ser consideradas, por exemplo:

  • aspargo-rabo-de-gato;
  • barba-de-serpente;
  • brilhantina;
  • colar-de-pérolas;
  • hera-inglesa;
  • jiboia;
  • orquídea.

Para não errar, vale procurar um jardineiro ou uma floricultura de confiança. Explique o que você pretende criar, as características do espaço e a sua disponibilidade para manutenção a fim de receber indicações das melhores plantas. 

Defina o modelo do jardim vertical

Outra questão que deve ser avaliada é o modelo do jardim que você quer usar. Existem três tipos principais que podem ser usados, como a parede verde, a horta gourmet ou os vasos suspensos. 

A primeira é a mais comum, que escolhe uma parede específica para instalar um suporte e incluir diversos vasos de plantas, escondendo a estrutura com as folhagens. Por isso o nome do estilo de jardim. Já nos vasos suspensos a ideia é semelhante, mas as estruturas ficam a mostra e não é preciso criar uma parede completa com plantas.

Outra possibilidade é adaptar o conceito para criar uma horta, decorando sua cozinha de maneira criativa, sendo mais indicada para quem gosta de cozinhar, deseja ter plantas e também não tem tanto tempo para manutenção. Essa também pode ser uma ótima ideia para decorar um espaço gourmet.

Prepare a parede e o suporte

Um dos cuidados essenciais ao fazer um jardim vertical é cuidar da parede em que ele será instalado, para evitar problemas com mofo ou infiltração. Para tanto, a principal dica é impermeabilizar a parede, com a aplicação de produtos adequados para proteger a área contra a umidade.

Também vale utilizar um revestimento fácil de limpar, para fazer a manutenção e facilitar a adequação do espaço caso opte por retirar o jardim no futuro. Depois de deixar a parede pronta, instale os suportes necessários para acomodar os vasos das plantas e montar o jardim. 

Não se esqueça da manutenção

Por fim, você precisa ter atenção à manutenção das plantas, como dar água, verificar a drenagem e, até mesmo, podar as plantas para que elas cresçam de maneira saudável. Um cuidado importante é verificar como será feito o escoamento da água, para não danificar o espaço. Com esses cuidados você consegue manter o jardim mais bonito.

Quais são os benefícios de ter um jardim?

Entre os seus benefícios está a versatilidade, já que pode ser criado em vários espaços, a melhora na qualidade do ar e o combate ao calor. Para complementar, o verde e as flores conseguem trazer mais vida para os ambientes, proporcionando decorações ainda mais incríveis.

Com tantos benefícios, vale a pena considerar essa alternativa para ter ambientes verdes mesmo em espaços menores, apartamentos, ou ainda, dar mais destaque para um espaço sem vida. As plantas podem ser a peça-chave na decoração, então vale a pena considerar a alternativa. 

Então, conseguiu aprender a montar um jardim vertical? Para ajudar no projeto, você pode pesquisar inspirações na internet, considerando o ambiente onde será instalado e a sua disponibilidade para fazer a manutenção das plantas.

Quer mais dicas para criar uma decoração incrível no seu imóvel? Confira o que considerar em cada ambiente para o melhor projeto de iluminação residencial!

Picture of Fernada Souza

Fernada Souza

Fernanda é formada em letras pela UFRJ e jornalismo, pela PUC.
Atualmente escreve artigos e colunas como freelancer para várias revistas e jornais com grande circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Postagens Relacionadas