Cabeceira pintada, a tendência que veio para ficar
Cama com cabeceira pintada em cinza grafite

Resumo da Postagem

Cabeceira pintada, a tendência que veio para ficar

Existem diversos momentos em que surge a necessidade de renovar o ambiente: troca de algum móvel, realização de reparos ou apenas o desejo de mudar. No quarto, que é um espaço para relaxamento e descanso, isso é ainda mais comum. Contudo, com limitações no orçamento ou o desejo de economizar, é preciso conhecer alternativas mais em conta. Nesse caso, a cabeceira pintada pode ser a solução.

Que tal aprender mais sobre essa tendência? Neste conteúdo, vamos explicar como ela funciona, com dicas para aplicar em sua casa, e os benefícios que ela proporciona. Continue com a gente e saiba mais!

Como funciona e como fazer uma cabeceira pintada?

A tendência das camas box trouxe uma necessidade nova: a compra de cabeceiras separadamente. Contudo, elas podem ter um alto custo e nem sempre é fácil encontrar uma que realmente agrade.

Diante disso, a pintura surge como alternativa interessante: basicamente, ela faz o desenho na parede atrás da cama, como se fosse uma cabeceira. Assim, consegue substituir o impacto decorativo que o móvel traria. Aprenda algumas dicas para fazer isso:

Escolha o formato da cabeceira

O primeiro ponto é a decisão sobre o formato. Ela pode ser retangular e simples, seguindo um modelo tradicional, mas também pode seguir outros padrões. Por exemplo:

  • alongada horizontal: a pintura avança por toda a parede da cama. Dependendo, ela pode chegar às paredes laterais;
  • alongada vertical: a pintura é feita com a largura de uma cabeceira comum, mas vai até o teto;
  • formas geométricas: você pode criar figuras geométricas e compor padrões diferenciados para das mais destaque à cabeceira;
  • assimetria: que tal fugir dos padrões? Aqui, a pintura é feita brincando com as formas, sem se preocupar com simetria;
  • pinceladas livres: para um ar artístico e descolado, você pode apostar em pinceladas livres pela área delimitada, inclusive com mistura de cores e tons.

Considere a aplicação de texturas

Para dar mais destaque, você pode apostar em texturas na parede da cabeceira, mas é preciso escolher opções que garantam o seu conforto. Lembre-se de que é comum se apoiar, então é preciso garantir que ela não cause marcas ou feridas. 

Uma dica para isso é a aplicação de estêncil. Você pode encontrar modelos replicando diversos padrões, como linhas geométricas ou rendas e a aplicação é simples. Você fixa eles na parede com fita adesiva e pode pintar com tinta spray ou usando as comuns com pincéis ou rolos. 

Pesquise diferentes materiais

Caso queira um design diferente, por que não inovar nos materiais? Em vez de usar a tinta, você pode aplicar adesivos de vinil em diferentes formados, fazer desenhos com fita adesiva decorativa ou apostar na impressão de imagens personalizadas que serão coladas na parede.

Outra maneira de fazer isso é com papel de parede: é possível encontrar opções com diversos tipos de materiais, texturas e padrões. Para tanto, ele é colado seguindo o formato desejado, que pode ser meia parede, somente atrás da cama, entre outros. 

Complemento com objetos decorativos

Se você quer mais destaque para a parede, pode apostar em objetos decorativos, como plantas e quadros. Prateleiras suspensas para receber detalhes da decoração também são uma ótima aposta. Por fim, escolha boas luminárias para trazer ainda mais destaque para a composição.

Quais as vantagens de aderir à tendência?

A principal vantagem da cabeceira pintada é a flexibilidade e possibilidade de personalização. Você consegue desenvolver qualquer tipo de design desejado, além de ter uma variedade de materiais disponíveis para compor o projeto. 

Outro benefício é o baixo custo em comparação às cabeceiras prontas, principalmente porque é possível escolher cada item separadamente e fazer a pintura ou aplicação por conta própria. Tudo isso sem preocupações com montagem ou frete. 

A opção também permite uma mudança mais simples. Se você tem uma cabeceira e decide mudar, ou terá que reformá-la, limitando as mudanças, ou comprar outra. Quando você adere à pintura o processo é mais simples. No máximo, você precisará lixar a parede ou descolar os adesivos usados antes de aplicar uma nova tinta.

Como foi possível notar, a cabeceira pintada é uma tendência bastante interessante para quem deseja renovar e inovar na decoração do quarto. Então, avalie essa alternativa para garantir um espaço totalmente personalizado.

Quer acompanhar outras dicas para o seu imóvel? Siga nossas redes sociais — Facebook e Instagram — e fique por dentro das novidades!

Picture of Fernada Souza

Fernada Souza

Fernanda é formada em letras pela UFRJ e jornalismo, pela PUC.
Atualmente escreve artigos e colunas como freelancer para várias revistas e jornais com grande circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Postagens Relacionadas