Cada vez mais os imóveis são desenvolvidos com plantas mais compactas. Porém, o fato de ser menor não significa que não será possível aproveitar bem os espaços com todo o conforto. Nesse caso, é preciso apostar em truques para ampliar ambientes.
Escolhendo a mobília e os elementos decorativos corretos, é possível otimizar os espaços e trazer a sensação de que os cômodos são maiores, tirando a impressão de que o imóvel é pequeno.
Quer saber como fazer isso? Neste conteúdo trouxemos 5 dicas incríveis para você ampliar os ambientes e criar espaços incríveis em sua casa. Acompanhe!
1. Aposte nas cores claras
A primeira dica trata dos acabamentos: ao escolher a cor dos pisos e paredes, dê preferência para as cores claras, como branco e tons pastéis. Eles refletem a luminosidade e conseguem dar a impressão de que os espaços são maiores. Ainda, tenha atenção às texturas utilizadas: algumas podem deixar o ambiente mais pesado, mesmo que sejam lindas.
Isso é bastante comum ao utilizar mosaicos em pedra e outros acabamentos texturizados, especialmente em cores mais escuras. Se os pisos forem naturalmente mais escuros e não seja possível ou viável fazer a troca, os tapetes podem ser uma solução.
A mesma dica vale no momento de escolher a mobília. Caso deseje ambientes mais coloridos, invista depois em peças decorativas, almofadas e outros itens que trarão menos impacto, mas ajudarão a personalizar e refletir o estilo que você deseja.
2. Invista na iluminação residencial
A luz natural é sempre uma ótima pedida para ampliar ambientes e, ainda, trazer mais sustentabilidade e conforto para o dia a dia. Por isso, utilize cortinas mais finas, que permitam a passagem de luz solar para trazer mais leveza para o imóvel.
Outra dica é utilizar a iluminação indireta, com spots, lustres pequenos e outros acessórios que conseguem aumentar o ambiente. Em salas, halls e quartos, vale incluir luzes quentes, que têm o tom amarelado. Porém, nos locais que exigem identificação de cores, como cozinha e banheiro, a iluminação fria é mais indicada.
3. Utilize espelhos para ampliar ambientes
Um truque bem legal para ampliar ambientes é o uso de espelhos. Utilizado em locais estratégicos, o reflexo consegue fazer com que os espaços pareçam maiores, com a sensação de continuidade. O reflexo de luzes e paredes lisas e claras colaboram com esse efeito.
Aposte nos espelhos grandes e, se fizer sentido com o restante da decoração, do chão até o teto. Outra opção é contar com móveis que contem com espelhos em alguns acabamentos. Existem armários que têm espelhos na porta, por exemplo. O segredo é sempre ter atenção ao que será refletido para garantir o efeito esperado.
4. Saiba como escolher a mobília
A mobília é um dos principais fatores para conseguir deixar os ambientes amplos. A principal dica para ampliar o espaço é contar com os móveis sob medida, que combinam beleza, funcionalidade e personalização, aproveitando o imóvel da melhor maneira.
Outro truque é contar com móveis baixos, pois eles deixam mais espaço disponível no campo visual. Isso acaba com aquela impressão de que têm coisas de mais no cômodo, o que deixa o ambiente ainda menor. Para complementar, vale apostar em móveis funcionais, como:
- armários com porta de correr;
- mesas e sofás retráteis;
- cama box com baú;
- painéis e nichos nas paredes.
5. Integre os ambientes da casa
Ao pensar na mobília e nos demais elementos da decoração que citamos, busque forma de, realmente, integrar os ambientes. Mesmo com ambientes desenvolvidos em conjunto, como salas e cozinhas, varandas e outros, é comum usar pisos diferentes, texturas e outras técnicas para separá-los.
No entanto, unificar a cores e acabamentos, além de não ter móveis e outros itens que demarquem o que seria cada cômodo, pode ampliar o espaço. Isso porque não há delimitações sobre onde começa ou termina cada espaço, logo, tudo parecerá maior, deixando o imóvel mais agradável.
Aplicando esses truques para ampliar ambientes, é possível aproveitar melhor o espaço e ter a sensação de que o imóvel é maior sem precisar fazer reformas, quebrar paredes ou construir novos espaços.
Se você gostou do conteúdo e quer mais dicas para deixar o seu lar incrível, aproveite para aprender o que considerar para fazer a iluminação residencial!