Você sabe como escolher o tamanho do imóvel ideal? Quando surge a necessidade de se mudar ou de adquirir uma casa para ter mais conforto, essa é uma das principais dúvidas. Afinal, é preciso acertar na escolha para que a mudança satisfaça as expectativas da família.
Sem esse cuidado, há riscos de escolher um imóvel pequeno, que não consiga acomodar todos, causando transtornos para organizar toda a rotina e ainda, aumentando os custos. Porém, mesmo que pareça difícil a princípio, existem algumas dicas que ajudam no momento de tomar a melhor decisão.
Quer saber quais são? Então continue a leitura e aprenda como escolher o tamanho do imóvel ideal para as suas necessidades!
Considere o tamanho da família e idade dos moradores
O tamanho ideal do imóvel tem bastante relação com os moradores. Portanto, esse é um bom ponto de partida para começar a avaliar as necessidades. Primeiro, considere quantas pessoas moram no imóvel, isso pode determinar o número de quartos e a necessidade de ambientes mais amplos, como no caso de cozinhas e salas.
Depois, considere a idade de cada um, para entender os hábitos e, até mesmo, se existem chances de que alguém se mude nos próximos anos. A diferença de idade entre os filhos, por exemplo, também pode ser determinante para definir se eles podem ou não dividir um quarto.
Defina a quantidade de cômodos
Na dica anterior, ficou clara a necessidade de definir a quantidade de quartos conforme os moradores. Assim, também é preciso entender que os demais cômodos são necessários para garantir o conforto em todo o imóvel, não somente nos quartos.
Algumas famílias gostam de salas separadas da cozinha, desejam ter um espaço para escritório ou precisam ter quartos disponíveis para receber visitas.
Outra questão relevante que muitas vezes é esquecida, é o número de banheiros. Quando a casa conta com muitos moradores, é comum precisar de mais de um para que todos possam manter a sua rotina com tranquilidade.
O mesmo vale quando há pessoas mais velhas na casa, que podem ir ao banheiro com maior frequência. A dica para ajudar é definir quais são os itens indispensáveis, o mínimo que o imóvel deve ter para ser adequado.
Depois, inclua aqueles que são desejáveis, mas podem ser dispensados em situações específicas, dependendo do custo-benefício.
Entenda seu estilo de vida
O estilo de vida tem influência no tamanho do imóvel ideal, sabia? Isso acontece, porque a sua rotina afeta a maneira como você utiliza os espaços.
O que pode trazer necessidades diferentes, por exemplo, se você gosta de fazer programas caseiros com toda a família, é normal procurar opções que tenham salas mais amplas e espaços de lazer. O mesmo acontece para quem gosta de receber visitas.
Quem trabalha em casa costuma precisar de um cômodo específico para montar um escritório, então isso precisa ser considerado. Além disso, existe uma outra dúvida bem comum na hora de se mudar, a escolha entre casa e apartamento. Nesse caso, o estilo de vida também ajudará na decisão.
Um apartamento costuma oferecer mais segurança por meio do condomínio, além de espaços de lazer. Porém, é comum ser mais compacto e com restrições que devem ser observadas antes de se mudar. Já as casas proporcionam mais autonomia ao morador, contudo, podem exigir mais custos com manutenção.
Desse modo, o custo-benefício dependerá das suas prioridades.
Pense nos animais de estimação
Quem tem animais de estimação deve levar isso em conta para escolher o imóvel. Aqui, os impactos são menores, mas ainda assim importantes para o bem-estar do pet e da família.
Alguns pontos que podem ser avaliados é a existência de espaços abertos ou quintais, para ter o espaço das brincadeiras. Se optar por um apartamento, confira as regras para eles nos locais de uso comum.
Mesmo que seja possível, ou seja, que eles não proíbam os moradores de terem animais de estimação, existem restrições que podem ser aplicadas. Avalie todas as questões para ter certeza de que escolheu um espaço agradável para todos.
Não se esqueça dos planos para o futuro
Além das questões anteriores, considere quais são seus planos. Casar, ter filhos, ir morar em outra cidade, entre outros. São várias questões que podem influenciar nessa escolha.
O ideal é escolher um imóvel que consiga atender às suas necessidades para o futuro ou que ofereça diferenciais que facilitem uma possível negociação.
Seguindo essas dicas sobre como escolher o tamanho do imóvel ideal, o processo de busca será mais fácil. Assim, permitindo direcionar a pesquisa para os imóveis que atendem as expectativas e o perfil da família.
Gostou? Quer saber mais dicas de como comprar o imóvel ideal? Confira como fazer a escolha entre casa e apartamento!