Use móveis inteligentes em casa e otimize espaço!
Ilustração de quarto de solteiro com móveis inteligentes

Resumo da Postagem

Use móveis inteligentes em casa e otimize espaço!

Ao decorar um imóvel, é comum surgir preocupações sobre como aproveitar melhor os espaços, principalmente quando se trata de plantas mais compactas.

Nesse cenário, os móveis inteligentes podem ser a solução ideal! Unindo funcionalidade, conforto e beleza, buscam otimizar o uso de cada ambiente.

Para isso, eles conseguem apresentar mais de uma função, como unir armazenamento a outros usos comuns ou contar com a opção de dobrar parte do móvel para ocupar menos espaço.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar os principais móveis inteligentes para economizar espaço e como escolher os ideais!

Quais são as principais alternativas de móveis inteligentes?

O mercado conta com uma grande variedade de móveis inteligentes e sempre surgem novidades, mostrando que a criatividade sempre traz grandes soluções.

Por isso, trouxemos uma lista com os principais móveis utilizados em diferentes tipos de espaço. Confira!

Cama dobrável

Essa é uma ótima dica para apartamentos menores ou quando existe um cômodo que eventualmente pode ser usado como quarto. A finalidade principal dela é manter um home office confortável!

A cama faz parte de um móvel desenvolvido e fica escondido, como se fizesse parte da decoração. Porém, ela pode ser puxada na hora de utilizar e depois, dobrada novamente, voltando a compor a estante.

Cama-armário

A falta de espaço para guardar roupas de cama e outros itens são comuns quando o quarto é menor. Nesse caso, a cama é desenvolvida com um armazenamento embaixo do colchão, com gavetas, prateleiras e recortes que serão utilizados para organizar diferentes itens.

Assim, em vez de ficar com um espaço vazio embaixo da cama ou ter uma caixa grande (mas sem funcionalidade), ele é substituído por um tipo de armário com fácil acesso.

Mesa retrátil

A mesa retrátil pode ser feita com diversas finalidades. Em alguns casos, ela fica anexa a outro tipo de móvel, como um armário, podendo ser puxada ou montada apenas nos momentos de uso. Porém, o modelo mais comum é aquele que permite mudar o tamanho da superfície.

Ao escolher a mobília, é preciso considerar os hábitos familiares e as variações na rotina. Ao escolher uma mesa para refeições, é comum considerar o número de moradores, não é? Mas como agir quando as visitas são mais frequentes?

As mesas retráteis são a solução! Elas permitem o aumento da superfície em situações específicas e garantem um tamanho compacto e preciso para os outros momentos.

Mesa dobrável

A pandemia evidenciou as possibilidades de trabalhar em casa, mas nem sempre há espaço disponível para desenvolver um home office adequado. Aqui, as mesas dobráveis surgem como alternativa.

Nesse caso, elas consistem em estantes menores que têm uma parte dobrável, referente ao espaço da mesa. Assim, fora do horário de trabalho, é possível fechar o tampo para que ele ocupe menos espaço.

Dessa maneira, o restante do ambiente fica mais amplo e permite a melhor organização. A ideia também pode ser usada para criar um espaço para estudos ou, até mesmo, para refeições.

Móveis para dividir ambientes

Os ambientes integrados são uma tendência, mas ao criar a decoração, é comum que surja o desejo de ter algumas divisões nos espaços para evidenciar as funções de cada cômodo.

Nessa hora, o uso de móveis pode ser interessante! Estantes e aparadores, geralmente em conjunto com sofás, são uma boa opção para isso.

Ainda, esse tipo de móvel pode incluir prateleiras, gavetas e outras superfícies de armazenamento. A prática ajuda a trazer mais funcionalidade e otimização para o apartamento.

Cozinha embutida

A cozinha embutida pode ser usada em diversos tipos de imóvel devido ao seu foco em funcionalidade.

Ela conta com armários e armazenamento que permitem montar o espaço necessário para preparar alimentos, guardar os utensílios e manter os eletrodomésticos.

Também conta com portas que escondem todo o conteúdo, como um grande armário que pode ser fechado. Portanto, são desenvolvidos de forma compacta, visando utilizar o menor espaço possível para exercer sua função e proporcionar conforto.

Além disso, ainda existem diversas opções de móveis focados na otimização de espaço e funcionalidade. A dica é pesquisar inspirações ou procurar um profissional para desenvolver projetos personalizados, conforme o perfil e as necessidades de sua família.

Cuidados adotados ao escolher móveis funcionais?

Como foi possível perceber, existem diversas opções de móveis inteligentes que podem ser utilizados. Diante disso, para escolher os ideais, analise quais são as necessidades da sua família e avalie as diferentes opções.

É importante contar com materiais de qualidade e verificar se o móvel terá uma boa usabilidade, sem atrapalhar o dia a dia ou trazer mais dificuldades.

Lembre-se que não basta apresentar diversas possibilidades de uso, também é preciso que seja fácil e simples de usar, para não causar problemas.Gostou do conteúdo? Se quiser mais dicas para o seu imóvel, siga as nossas redes sociais: Facebook e Instagram!

Picture of Fernada Souza

Fernada Souza

Fernanda é formada em letras pela UFRJ e jornalismo, pela PUC.
Atualmente escreve artigos e colunas como freelancer para várias revistas e jornais com grande circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Postagens Relacionadas