Quanto vale meu imóvel? Tire todas as suas dúvidas aqui!
Quanto vale meu imóvel: moedas empilhadas em frente à sobrado

Resumo da Postagem

Quanto vale meu imóvel? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Uma pergunta recorrente entre os proprietários é: quanto vale meu imóvel? A dúvida é normal, afinal, ao optar por negociá-lo é preciso saber como definir um preço que seja atrativo, mas que não seja sinônimo de prejuízos.

Essa tarefa traz algumas dificuldades, principalmente para quem não tem muito conhecimento sobre o mercado imobiliário. Afinal, é preciso entender quais são os fatores considerados e como calcular o preço ideal.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com as principais dicas para avaliar o seu imóvel da melhor maneira. Confira!

Quais são as principais dificuldades para saber quanto vale meu imóvel?

Um dos principais fatores que dificultam a avaliação do imóvel pelo proprietário é a falta de conhecimento sobre o mercado imobiliário. As oscilações da economia e variações nos preços nem sempre são acompanhadas. Além disso, o valor pago no momento da compra também não estará mais adequado após alguns anos.

Outro problema é a carga emocional que pode estar envolvida na venda. Após viver em um local por longos períodos, é comum que isso reflita no preço, valorizando mais a propriedade

O ideal é conseguir desapegar das questões sentimentais para visão mais clara, mas nem sempre isso é fácil. Assim, o profissional se torna indispensável para garantir a melhor precificação.

Como saber quanto vale meu imóvel?

Separamos algumas dicas que podem ajudar a descobrir o valor do seu imóvel. Confira!

Consulte o valor do metro quadrado

Uma das dicas para determinar o valor do imóvel é consultar o valor do Custo Unitário Básico de Construção por metro quadrado (CUB/m²). 

Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele demonstra, em média, quanto custaria o m² da construção: basta multiplicar a metragem do imóvel pelo valor do CUB e, depois, acrescentar o valor do terreno.

Dependendo da localidade, ele pode ter variações divulgadas conforme a região, mas isso nem sempre acontece. Ademais, questões relacionadas ao próprio imóvel e suas condições também influenciam o valor. Por causa disso, esse não pode ser o único critério utilizado para determinar o preço do seu imóvel.

Saiba quais fatores influenciam o preço

Além do CUB, entenda quais são os critérios que compõem a precificação de um imóvel. Eles podem servir de base para um comparativo com outras propriedades e para complementar o cálculo realizado sobre a metragem da construção e do terreno, se for o caso. Veja os principais fatores:

  • localização: o bairro e a infraestrutura podem valorizar (ou não), a propriedade);
  • estado de conservação: a necessidade de reformas e manutenções pode fazer com o preço diminua;
  • número de cômodos e metragem: imóveis maiores costumam ter um preço mais elevado;
  • espaços de lazer: a comodidade e estrutura ofertada podem fazer com que o valor suba;
  • acabamentos: eles podem ter custos variados, então dependendo do tipo, o preço pode ficar mais alto.

Pesquise preços de imóveis semelhantes

A partir do preço do metro quadrado e das características do imóvel, você pode complementar a pesquisa verificando os valores de venda de propriedades semelhantes. 

Para isso, verifique as características de cada opção e faça um comparativo com a sua propriedade, para entender o que muda em cada um.

Fazendo comparação com diversos imóveis disponíveis, fica mais fácil identificar a média ideal para anunciar a venda do imóvel. Além disso, você também terá uma noção melhor sobre os valores praticados no momento de negociar a propriedade que será ofertada em troca.

Tenha suporte de um especialista

O suporte de uma imobiliária ajuda a determinar o preço ideal. Com a visão de um especialista, fica mais fácil entender quanto realmente vale o imóvel, afinal, fatores emocionais e as dificuldades em interpretar os dados do mercado podem dificultar a tarefa.

Na Permudar, por exemplo, você recebe sugestões de valores conforme as informações repassadas no cadastro. Dessa maneira, é possível fazer um comparativo com o preço levantado em sua pesquisa e, se for o caso, fazer ajustes para deixá-lo mais adequado às melhores práticas do mercado.

Para completar, você facilita a permuta, recebendo matchs com outros proprietários que tenham imóveis que oferecem o que você procura e podem se interessar pelo seu imóvel. Dessa maneira, você consegue simplificar todo o processo e conta com apoio profissional em todas as etapas.

Então, esclareceu as suas dúvidas? Esperamos que agora você tenha respondido a questão “quanto vale meu imóvel?”, e que a partir de agora tenha maior segurança para realizar as melhores negociações.E se você procura suporte para a permuta do seu imóvel, acesse o site da Permudar e descubra como podemos ajudar!

Picture of Fernada Souza

Fernada Souza

Fernanda é formada em letras pela UFRJ e jornalismo, pela PUC.
Atualmente escreve artigos e colunas como freelancer para várias revistas e jornais com grande circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Postagens Relacionadas