Como a tendência do home office muda o que é valorizado em um imóvel?
Homem jovem sentado à mesa trabalhando em home office

Resumo da Postagem

Como a tendência do home office muda o que é valorizado em um imóvel?

A tendência home office consiste em uma modalidade de trabalho em que o profissional exerce suas funções em casa. Potencializada pela pandemia e importância do isolamento social, a prática traz diversos benefícios para empresas, profissionais autônomos e empregados. 

Não é preciso ir à empresa ou contratar um espaço físico para o negócio, o que traz mais praticidade e conforto para o dia a dia. Por outro lado, isso também afeta as necessidades das pessoas ao procurar um  local para morar.

Você sabe quais são os impactos que isso traz para a valorização dos imóveis e o que os compradores buscam? Confira a seguir!

O que muda na busca por imóveis com a tendência home office?

O crescimento da tendência home office trouxe impactos importantes para o mercado imobiliário e os objetivos dos compradores. Por isso, listamos alguns pontos de atenção sobre o assunto.

Mais valorização do espaço disponível

Nos últimos anos, os imóveis se tornaram mais compactos, com integração de espaços e cômodos limitados. Isso tornava as propriedades mais acessíveis aos compradores, especialmente em localidades valorizadas, próximas aos grandes centros.

Porém, o isolamento social e a necessidade de passar mais tempo em casa, incluindo o home office, fez com que o espaço voltasse a ser uma prioridade. Longos períodos em casa com a família deixou em evidência as limitações dos ambientes.

Agora, é comum buscar cômodos amplos, valorizar ambientes privativos e investir em comodidades, como climatização e uma boa acústica. Tudo isso é feito com a inclusão de escritórios nas plantas.

Menor prioridade para a localização

A localização sempre foi um grande fator de valorização dos imóveis, especialmente quando ela permitia proximidade como trabalho. Muitas vezes, ela era priorizada em relação ao espaço disponível devido às facilidades que isso traz para a rotina, com o deslocamento diário.

No entanto, com o crescimento do home office, os profissionais que podem adotar esse modelo em longo prazo, mesmo com a normalização após a pandemia, a localização deixa de ser prioridade. Aqui, os espaços e as condições para trabalhar em casa ganham mais foco.

Busca por ambientes funcionais

A necessidade de ter espaços adequados ao trabalho fez com que as pessoas começassem a procurar imóveis com ambientes funcionais para ter um escritório. Cômodos exclusivos, que deem privacidade para realizar as atividades, sem interrupções e barulho, tornam-se mais atrativos.

Espaços personalizados, com mobílias que otimizem o seu uso e permitam ampliar as funções também trazem benefícios. Por isso, são mais valorizados por quem procura um novo espaço.

Como deixar o imóvel mais funcional para o home office?

Se você pretende vender o imóvel e quer valorizá-lo ou deseja adaptar uma propriedade para facilitar a implementação do home office, existem algumas dicas que podem ajudar. Confira!

Considere reformas para criar um escritório

Se você tem dinheiro para investir no imóvel, considere fazer reformas para criar um escritório. Isso pode ser feito com adaptações na planta, criando divisões dentro de um cômodo ou reconfigurando as paredes.

Essa é uma mudança ampla e que exige um alto investimento, porém, se bem planejada, valorizará o imóvel. Assim, é possível obter o retorno ao vender a propriedade.

Reconfigure os cômodos para criar espaço

Caso não deseje fazer grandes mudanças na planta do imóvel, vale a pena reconfigurar os cômodos pensando em como encaixar um escritório. Mudar móveis de lugar ou alterar a função de um quarto (como o de hóspedes) pode ser mais do que suficiente para ter um espaço de trabalho funcional.

Adquira móveis adequados para o trabalho

Outra forma de adaptar o imóvel para o home office é investir em móveis de qualidade, que podem ser feitos sob medida. Eles permitem o melhor aproveitamento do espaço, funcionalidade e personalização.

Além de criar um bom ambiente para trabalhar, eles também podem valorizar o imóvel. No momento da venda, isso pode ser um atrativo para os compradores. Novamente, é possível recuperar o investimento.

Quando o imóvel já é pensado em seguir a tendência home office, fica mais fácil atrair interessados caso você deseje vender ou fazer a permuta, além de valorizá-lo no mercado. Além disso, aplicando essas dicas você também pode adaptar seu novo imóvel após a troca, a fim de ter o melhor espaço para trabalhar.

Quer acompanhar mais dicas? Siga nossas redes sociais — Facebook e Instagram — e fique por dentro das novidades!

Picture of Fernada Souza

Fernada Souza

Fernanda é formada em letras pela UFRJ e jornalismo, pela PUC.
Atualmente escreve artigos e colunas como freelancer para várias revistas e jornais com grande circulação.

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Postagens Relacionadas